Análise do Debian 7 Wheezy

A última versão estável do Debian, a 7.0 ( Wheezy ) foi lançada no último dia 04/05/2013 e isso é sempre um grande acontecimento pois trata-se da principal distribuição em atividade hoje em dia, pois a maioria das distribuições tem origem no Debian, então quer vocẽ goste ou não da distribuição, é inegável que ela dita tendências.

No site oficial há uma descrição dos novos recursos (alguns muito interessantes como o suporte a multiarquitetura), mas ainda não tive tempo de testar, o que vou descrever aqui são as impressões que tive em 5 dias de uso no trabalho.

De cara, a grande suspresa é o ambiente gráfico padrão, muito se disse com relação ao Debian abandonar o Gnome e adotar o Xfce, etc, mas isso não aconteceu, o Gnome3 é o ambiente gráfico padrão da distribuição. Entretanto pode-se optar por usar o modo clássico (Gnome classic) na janela de login. Nesta opção tem-se um desktop muito parecido com o tradicional Gnome 2x. Se ainda assim não agradar é possível baixar dos repositórios KDe, Xfce, Lxde, etc, porém Mate, Cinnamonn e Unity não estão disponíveis, devem ser instalados apartir de repositórios de terceiros. O mesmo vale para softwares populares em outras distribuições como Skype, Firefox, Thunderbird, etc. Nesta questão dos repositórios o Debian continua o mesmo, sendo bem criterioso e permitindo apenas pacotes muito estáveis e que se adequam a sua política de licenciamento.

Estabilidade e performance continuam nota 1000, o sistema não trava e é muito rápido, mesmo rodando o Gnome Shell não ocorreram bugs e lentidão experimentadas em outras distribuições.

Também não temos nada de Upstart, Plymouth, Lightdm, e outras coisa que foram vistas em outras distribuições recentes. Tudo continua com a mesma filosofia de se fazer um sistema incrivelmente simples e MUITO estável.

Concluindo, o Debian continua sendo a paltaforma Linux universal, onde vocẽ tem a liberdadee de configurar o sistema que você desejar para a finalidade que precisar.

debian_7_wheezy

debian_7_wheezy

debian_7_wheezy

debian_7_wheezy

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s