Trinta anos do projeto GNU

No ano de 2013 comemoramos os trinta anos de existência do projeto GNU.

Qual a importância disso? Onipresença!

Deixando de lado o ativismo, que hoje é a principal característica do movimento e se focando apenas no lado técnico, podemos dizer que praticamente tudo relacionado a tecnologia da informação hoje em dia usa direta ou indiretamente alguma ferramenta ou conceito desenvolvido pelo projeto GNU.

Embora sistemas operacionais para desktops sejam dominados pela Microsoft, estes nada são sem acesso a internet, e no backend da web, o software livre domina. De servidores web, ftp, dns e e-mail até a febre das redes sociais e conteúdo gerado pelo usuário, o domínio do software livre é total. Exemplos? Apenas três: Google, Facebook e WordPress.

Google e Facebook embora tenham uma postura totalmente inversa aos ideais GPL, são duas das empresas que melhor tiraram proveito das ferramentas livres, utilizando e modificando versões do Apache, Php, Python e todo o tipo de software Linux em seus negócios. Consegue imaginar a Web sem estas duas empresas? Que outra empresa hoje desenvolve ferramentas web tão inovadoras e em tamanha quantidade quanto o Google? Que empresa concentra e processa tamanha base de dados em milionéisimos de segundos como o Facebook? Em que pé estas duas estariam se tivessem que desenvolver todas as suas ferramentas do zero ou baseadas em soluções de empresas de software proprietário?

E quanto ao Linux, o principal nome do software livre mundial? Linus utilizou boa parte da Gnu Toolchain para desenvolver seu kernel e provavelmente não teria conseguido sem ela.

Também não podemos deixar de citar os milhões de dispositivos embarcados que utilizam alguma versão do Linux, dos mais simples roteadores até smartphones Android.

A lista poderia continuar por muito tempo, mas vocês já tiveram uma ideia, certo? O fato é que o acesso ao código fonte e o desenvolvimento colaborativo impós uma agilidade fora do comum ao desenvolvimento de software, em uma escala que nem mesmo empresas gigantes do porte de IBM e Microsoft poderiam manter.

Trata-se do mais importante e influente projeto de software já criado.

Conceitos e ferramentas criados pelo projeto GNU:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Projeto_GNU

Site da Free Software Foundation:
http://www.fsf.org/

Depoimento de Stephen Fry:
https://www.gnu.org/fry/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s